top of page
Foto do escritorClinica Infantil Duocare

Vacinação em crianças e adolescentes contra a Covid19 - Fontes de informações confiáveis

Atualizado: 3 de out. de 2021



Uma das muitas dificuldades em relação a Covid19 e a vacinação é onde buscar informações CONFIÁVES.

Então estamos aqui com o objetivo de disponibilizar em uma página, uma fonte de alguns links e fontes de informações que consideramos importantes em relação a vacinação e em especial, crianças e adolescentes.

Vamos disponibilizar aqui fontes em português, do Brasil e fontes em inglês também, principalmente alguns artigos científicos mais importantes e alguns sites relevantes que podem ser consultados por vocês.

É muito importante termos informações corretas para a tomada de decisão, e principalmente entender que as vacinas salvam vidas.

Então vamos lá!

Em relação às fontes no Brasil, alguns dos sites e páginas que recomendamos:

1- Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

A SBP recomenda a vacinação, por ora, dos adolescentes aqui nesses links:




Aqui o documento publicado sobre as Vacinas de COVID-19 pela SBP:



Outra fonte que recomendamos pra vocês é o site da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM).

Nesse link abaixo tem diversas informações confiáveis sobre a doença.


Também é muito importante entendermos a segurança das vacinas e porque elas foram aprovadas nas agências reguladoras de medicamentos. No Brasil temos a Anvisa, que pode ser acessada nesse link:


Nos EUA a agência que regulamenta é o FDA:

E na União Européia, a agência reguladora é a EMA (European Medicines Agency), onde também tem bastante informação.


Sobre os sites de fora do Brasil, algumas fontes são muito importantes e informativos, como o do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos da América.


Também temos dos EUA o site da Academia Americana de Pediatria no link abaixo:


E vamos também colocar aqui os links de alguns artigos científicos PUBLICADOS:

Sobre a Vacina da Pfizer em Adolescentes:


As vacinas mantém proteção após 12 meses da vacinação nesse link:



Nesse artigo do Estado de São Paulo, você pode entender o porque as vacinas atualmente disponíveis para Covid19 no Brasil, NÃO são consideradas mais experimentais.



Alguns links de aulas e vídeos do YouTube que vocês podem assistir e se informar com qualidade por professores e fontes confiáveis.


E aí vocês podem nos perguntar, e os efeitos colaterais? O que temos até o momento? Em quem devemos confiar, já que temos informações tão controversas por aí?


Até o momento, as vacinas tem se mostrado muito seguras, e a vacinação tem mudado a história natural tanto da doença quanto da pandemia da covid19.

Nos países que que a vacinação está atingindo maior percentual da população podemos ver a vida mais próxima de voltar ao normal.


Sobre os efeitos colaterais de cada vacina, eles diferem a depender do tipo de vacina.


Quanto a vacina da AstraZeneca que até o momento (outubro de 2021), não está autorizada seu uso em pacientes menores de 18 anos, temos o evento adverso denominado VITT (Vaccine Induced Thrombosis Thrombocitopenia- Plaquetopenia com trombose induzida pela vacina) que você pode acessar aqui em nosso blog , onde já escrevemos sobre esse tema ou também, nesses dois links:


Sobre a vacina da Pfizer, em adolescentes e adultos jovens foi relatado um aumento de casos de Miocardite, entretanto, os dados demonstram que o risco de ocorrência de miocardite é maior caso o paciente contraia a Covid, do que pós-vacinal.

Os relatos sobre miocardite em adolescentes estão relatados no artigos científico a seguir, e embora relatados é importante lembrar que são eventos raros e que não contra-indicam a vacinação.


Até junho de 2021, o VAERS (The Vaccine Adverse Event Reporting System) (VAERS) havia recebido 1226 (0.000038%) casos preliminares de miocardite e pericardite após 300 milhões de doses das vacinas da Pfizer e Moderna, demonstrando a raridade desse evento adverso. Recomendamos quem quiser se aprofundar na leitura leia essa publicação:






Após a suspensão repentina da vacina pelo Ministério da Saúde, que já foi revogada, diversas entidades médicas emitiram notas explicando a importância da vacinação da população pediátrica, principalmente no Brasil, onde a taxa de mortalidade por Covid19 na faixa etária pediátrica é maior do que em países como Estados Unidos e países da União Européia.





A Organização Mundial da Saúde recomenda a vacinação, e nesse momento a busca pela equidade vacinal é um desafio global, que vem sendo discutido amplamente em todos os setores da sociedade.



Nessa publicação da Lancet, também discute-se a equidade vacinal e quais são as 5 maiores prioridades para a vacinação universal contra a Covid19. É muito importante que tenhamos consciência que para todo o mundo estar seguro, é preciso que haja vacina para todos.



Acreditamos e temos fé que esse momento tão difícil de nossas vidas e da história vai passar. Torcemos para que em breve as crianças menores de 12 anos no Brasil possam também ser beneficiadas, como já está ocorrendo em outros países.


Que a sabedoria do homem esteja em acreditar em todo o conhecimento gerado pela ciência e assim venceremos.

Comente aqui no blog suas dúvidas, compartilhe esse texto e essas informações para que juntos vençamos a pandemia.


Iremos atualizando esse texto ao longo do tempo, já que as informações mudam rapidamente.


Com carinho,

Dra Ana Claudia Carramaschi Villela Soares

Dra Carolina Brandão Mendes.






Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page