Trombose, Plaquetas baixas e Vacina de Oxford/AstraZeneca (ChAdOx1nCoV-19) / e Janseen
Vou falar aqui de uma forma mais simples sobre esse enrosco todo pra vocês entenderem o que está acontecendo…vem comigo!
O que aconteceu?
5 casos de TROMBOSE grave associada a REDUÇÃO dos níveis de PLAQUETAS foram descritos na Noruega em pacientes em TORNO de 7-10 dias após ter recebido a VACINA DE OXFORD/ASTRAZENECA
Na Noruega onde ocorreram os casos, foi optado por dar a vacina da Pfizer aos pacientes mais idosos e a de Oxford aos profissionais de saúde entre 32-54 anos de idade. Haviam receberam a 1 dose da vacina 132.686 pessoas quando interromperam a aplicação pra verificar o que estava acontecendo
O que esses pacientes mais tinham em comum?
Altos títulos de um ANTICORPO contra o FATOR PF4, que se assemelha a um mecanismo chamado plaquetopenia induzida por heparina.
Nenhum paciente testou positivo para COVID19, descartando a causa ser a doença e infelizmente 3 dos 5 pacientes faleceram.
Foi proposto que estes casos tratem-se de uma reação RARA a vacina, chamada de Trombocitopenia Trombótica Imune Induzida por vacina ((vaccine-induced immune thrombotic thrombocytopenia (VITT)), já que outras doenças que causam quadros semelhantes foram descartadas e esse anticorpo foi encontrado
O mais importante nesses casos relatados é o SINAL DE ALERTA, para que sabendo desses casos os médicos que eventualmente atendam casos semelhantes possam SUSPEITAR desse quadro e instituir o TRATAMENTO.
E QUAL A RECOEMNDAÇÃO?
A ISTH (Sociedade Internacional de Hemostasia e Trombose) se posicionou na data de 09/04/21 enfatizando a importância dos relatos, estando atentos aos acontecimento mas que os eventos são EXTREMAMENTE RAROS, mas sabendo da existência que ESTEJAMOS ALERTAS, não suspenda nenhum medicamento sem orientação do seu médico, e procure assistência médica SE:
1- DOR DE CABEÇA E ALTERAÇÃO VISUAL
2- DOR ABDOMINAL PERSISTENTE
3- DIFICULDADE RESPIRATÓRIA
4- DOR NO PEITO
5- DOR NAS PERNAS OU SUDORESE
6- PEQUENAS MANCHAS ROXAS NA PELE NO LOCAL DA INJEÇÃO
Aos colegas médicos importante REFORÇAR: na suspeita observar aumento de D-dímero, plaquetopenia, e anticorpos antiPF4, e que o tratamento recomendado é uso de IVIG e anticoagulantes (não-heparina).
Não há restrições de tomar a vacina pra quem tem #trombofilia ou já teve episódio de trombose
No artigo da BMJ os exemplos:
“ 1 em 250 000 pessoas vacinadas com AstraZeneca vai desenvolver VITT"
"1 em 2000 mulheres/ano terão trombose associada a pílula"
"✈️1 em 1000 pessoas/ano terá trombose relacionada a viagem de avião
Já na infecção por covid-19:
⚠️7,8% tem embolia pulmonar
⚠️11,2% tem trombose venosa profunda e
⚠️23% dos que vão pra UTI tem trombose venosa
Lembre-se: A MELHOR VACINA PRA VOCÊ É A QUE CHEGAR MAIS RÁPIDO!
As únicas contra-indicações a vacina da AstraZeneca-Oxford em relação ao risco de trombose são até o momento (versão 10/05/21):
Duas situações, em relação aos casos de VITT e SÓ, que FORMALMENTE contra-indicam a vacina da AstraZeneca/Oxford, segundo o NHS (Serviço Nacional se Saúde do Reino Unido):
1️- Pacientes que tiveram antecedente de TROMBOCITOPENIA INDUZIDA POR HEPARINA (HIT) prévia.
2- Pacientes que tiveram um quadro de TROMBOSE em grandes vasos ou TROMBOSE ARTERIAL que tenha ocorrido associada a plaquetopenia (plaquetas baixas) após quaisquer VACINA contra COVID-19 ( chamada de VITT - trombose com trombocitopenia induzida por vacina).
Nesses casos conversem com seu hematologista ou clínico para aconselhamento específico DE QUAL VACINA RECEBER.
O restante dos casos: trombofilia, trombose prévia, história familiar de trombose e uso de anticoagulantes NÃO CONTRAINDICAM a vacina
Vacinem-se!
ESSA É A NOSSA ÚNICA PORTA DE SAÍDA da PANDEMIA.
Referências:
https://www.ncl-mon.nhs.uk/wp-content/uploads/Guidelines/0_AstraZeneca_Information_for_vaccinators.pdf
1 sem
Comments