top of page
Foto do escritorClinica Infantil Duocare

Rotina das crianças na quarentena.

Um dos maiores desafios nesse período tão difícil pelo qual estamos passando é lidar com a mudança na rotina das crianças.

Quando falamos a palavra rotina, devemos entender como SEGURANÇA.

A criança que tem rotina é uma criança mais segura!

Além disso devemos, com essas medidas, prevenir o que chamamos de stress tóxico da criança, que é uma situação na qual ocorre um aumento da liberação de hormônios como cortisol e adrenalina, com prejuízo no desenvolvimento infantil. 


Mas como manter a rotina em momentos tão desafiadores?


Entendemos, e também estamos vivenciando essa mudança dentro de nossas casas, com a nossa família, e aqui gostaríamos de compartilhar com vocês pontos que consideramos importante nesse momento.


1- Devemos estabelecer um diálogo sincero e adequado para a faixa etária da criança, abordando desde como serão os nossos dias, nossas atividades e conversar com eles sobre o que estão pensando e sentindo.

2- Devemos deixar uma porta aberta aos questionamentos, e respondê-los com calma e atenção, validando seus sentimentos, suas dúvidas, suas angústias e jamais menosprezar o sentimento de perda e sofrimento da criança.

3- Evitar tempo de tela em excesso, mantendo se possível as recomendações para faixa etária (sabemos que é muito difícil, principalmente na situação de muitos pais que estã trabalhando em esquema de home office), mas devemos tentar rodiziar momentos de tela, leitura, atividades e movimento. Também podemos tentar rodiziar entre os pais momentos de trabalho e momentos com as crianças.

4- Também é muito importante, principalmente nas crianças pequenas, SELECIONAR os conteúdos assistidos para evitar exposição a canais inadequados, principalmente relacionados a publicidade infantil, como "unboxing" por exemplo. Diversos canais do You Tube, por exemplo, que são voltados para as crianças, apresentam em diversos momentos cenas de publicidade infantil disfarçada, o que pode causar um stress e necessidade de consumo desnecessário, além de prejudicial à infância.

5- Sugerimos um controle parental restrito, principalmente em redes sociais, sobre quais canais as crianças podem acessar ou não.

6- Procure momentos de iluminação natural na varanda, janelas e quintal.

A exposição a luz solar é muito importante para a adequada regulação do ciclo de sono-vigília além da produção adequada de vitamina D.

7- Devemos manter as vacinas em dia.

8- Procure manter a rotina alimentar o mais próximo do normal, evitando guloseimas em excesso. Procure manter os intervalos das alimentações e ofertar líquidos frequentemente.

9- Tentem implementar momentos de atividades em família, como jogos e culinária por exemplo, são momentos prazerosos e cheios de aprendizado. Jogos são momentos em que pais e filhos interagem de forma divertida e descontraída, onde as crianças podem aprender a lidar com números, cores, estratégias, além de aprender a ganhar e perder :)

10- Aos pais de adolescentes é fundamental o diálogo aberto e a supervisão de conteúdo acessado nas redes sociais e jogos on Line, pois o acesso a canais inadequados pode acontecer em maior frequência e intensidade. É muito importante estar atento aos desafios da internet, que podem colocar a saúde e a vida em risco!

10- Tente manter a rotina da hora de dormir, mantendo a sequência das atividades, pois muitas crianças podem estar ansiosas e com dificuldade de dormir. Manter a sequência de todas as noites.

E finalmente, estejamos abertos a aprender com as crianças, eles tem demonstrado uma resiliência exemplar. Estão distantes de seus amigos, de seus avós, de suas atividades, e o que elas mais desejam nesse momento é o amor de seus pais. Além dos cuidados básicos, é o que elas precisam.

Aqui também compartilhamos alguns links externos que vocês podem se aprofundar nesse tema.

Vamos conversar mais sobre isso? Nos contem como vocês estão passando.

Com carinho, 

Equipe Clínica Infantil Duocare



Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page